Você sabe o que é o “Ciclo do Cabelo”?

Ciclo do cabelo

Imagine a cena, você está lavando seus cabelos e, de repente, nota que diversos fios estão caindo enquanto a limpeza é feita. Estranho, não? Mas não precisa se desesperar! Na verdade, isso é bem mais comum do que você imagina. Todos os dias, nós perdemos cerca de 100 a 150 fios, e isso é tudo parte do “Ciclo do Cabelo”.

O que é o tal “Ciclo do Cabelo”?

O cabelo passa por um ciclo, desde seu nascimento até sua queda, e isso é perfeitamente normal. As fases do ciclo do cabelo têm nomes um pouco diferentes.

Começamos pela fase anágena, que é a fase de crescimento. A mais longa das três, a fase anágena pode levar de seis a oito anos para se completar, é nela em que as células capilares se proliferam. Geralmente, entre 85 e 90% do nosso cabelo está nessa fase.

Depois, vamos para a fase catágena, também conhecida como fase de regressão. É quando o folículo regride e a proliferação celular diminui até cessar. Mais curta, dura apenas algumas semanas, e, geralmente, só 1% do nosso cabelo está nessa fase.

Na fase telógena, os folículos entram em repouso. Cerca de 10 a 15% dos cabelos estão nessa fase, que pode durar de 2 a 3 meses.

Podemos ainda mencionar uma “quarta” fase, chamada de exógena, descrita de forma independente do restante do ciclo, sendo a fase em que o fio é liberado sem consequência direta ao início da fase anágena, e onde  os cabelos em fase telógena ficam retidos em mais de um ciclo folicular, uma fase de latência. 

E se o ciclo não se completa?

De vez em quando, esse ciclo pode se desequilibrar e acontecer uma queda maior do que o normal e, a depender das condições associadas à esta queda, Tacitá pode auxiliar.

Nos cuidados dos cabelos “de dentro para fora”, Tacitá auxiliaria este equilíbrio do ciclo de crescimento dos cabelos e saúde dos fios, contribuindo com vitaminas e minerais.

Tacitá contribui na manutenção de níveis adequados de vitaminas e minerais necessários para a saúde dos seus cabelos e unhas, contribuindo com os fatores relacionados a um ciclo de crescimento forte e saudável. Com só um comprimido por dia, você pode perceber mudanças em cerca de 3 meses.

Se quiser, você pode conferir mais informações no infográfico nesse link.

 

Referências

  1. Plowman JE, Harland DP. The Follicle Cycle in Brief. Adv Exp Med Biol. 2018;1054:15–17.
  2. Erdogan B. Anatomy and physiology of hair. In: Kutlubay Z, editor. Hair and scalp disorders. London: IntechOpen; 2017, p. 13-27.
  3. Harrison S, Bergfeld W. Diffuse hair loss: its triggers and management. Cleve Clin J Med. 2009;76(6):361–367.
  4. Tacitá. Informações de embalagem.
  5. Silva EA, Patricio ME, Paula VB. Terapia capilar para o tratamento da alopecia androgenética masculina e alopecia e alopecia areata [internet]. UNIVALI: SC [acesso em 19 mar 2020]. Disponível em:  http://siaibib01.univali.br/pdf/Elaine%20da%20Silva,%20Maiane%20Patricio.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *