Por que o cabelo começa a cair?

cabelo

As causas para o início da queda.

Quando as pessoas percebem que tem queda de cabelo muitas dúvidas surgem: por que isso está acontecendo comigo? Será que vou perder todos os cabelos? Que médico devo procurar?

Seu médico poderá auxiliar no diagnóstico e tratamento de causas mais gerais, mas poderá encaminhar ao dermatologista, cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.

Segundo a dermatologista Dra. Leila Bloch, a queda faz parte do ciclo de vida do cabelo, ocorrendo de forma natural após a fase Telógena (de repouso), quando o crescimento do fio é interrompido.

O fio fica no estágio de repouso por três meses, em média, e então cai. Uma perda de fios diária é considerada normal, pois todos os dias perdemos cerca de 100 fios de cabelo.

Mas quando se percebe que esta queda está consideravelmente alta, é necessário buscar ajuda médica, diz a especialista.

Primeiros sinais

“Não é nada difícil perceber quando os cabelos começam a cair e dá para notar sinais também de quando a situação começa a ficar mais grave. É impossível contar os fios que caem, mas a constante presença de cabelos no travesseiro, na escova ou no chão do banheiro são um sinal de alerta. Quando o couro cabeludo fica visível com a redução de fios também é um bom motivo para procurar um especialista”, explica a Dra. Leila.

Para ficar mais por dentro do assunto assista o vídeo.

Terror também para as mulheres

A queda assusta tanto os homens quanto as mulheres. Apesar da calvície (chamada de alopecia androgenética) ser mais rara nelas, quando ocorre, geralmente, é mais traumático.

Há um grande abalo na autoestima porque o cabelo tem significados simbólico e é considerado parte da beleza da mulher.

Embora não seja tão divulgada, a queda de cabelos feminina é um problema comum e cerca de 20 a 60% das mulheres antes dos 60 anos já têm algum grau de queda.

As causas são diversas, desde a genética, mudanças hormonais, ação de substâncias, estresse, falta de vitaminas, até anemia, hipotireoidismo e outras doenças.

A queda de cabelo das mulheres pode ser diferente da queda dos homens, mas fique atenta aos sinais de fios que começam a se acumular no ralo da pia, no chuveiro, na escova, nas roupas e no travesseiro.

Quando caem “tufos” ou há um afinamento notório, procure um dermatologista.

É importante saber que há tratamento para alguns tipos de queda de cabelo, tanto para homens quanto para mulheres, sendo que para elas pode haver tratamentos diferenciais.

A ingestão adequada de nutrientes, como as vitaminas, é indicada para manter os cabelos saudáveis.

Para saber mais sobre queda de cabelos, leia esta matéria.

Quer se aprofundar no assunto? Então baixe grátis aqui o infográfico com números e estatísticas curiosas sobre cabelos e se torne um expert.

Importante: este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico. Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade devem consultar o médico ou nutricionista. Consumir este produto conforme recomendação de ingestão diária constante na embalagem.Produto dispensado de Registro conforme RDC Nº 27/2010.

Não contém glúten.

Este produto não é um medicamento.
Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem.
Mantenha fora do alcance de crianças.

    1. Oi, Adriana! A melhor forma de saber o que tem causado sua queda é visitando seu dermatologista. Só um especialista pode fazer um diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. 😀

    1. Olá, Neilda! Tudo bem? Tacitá é um suplemento vitamínico e mineral, apresentado num complexo oral, que auxilia no fortalecimento dos cabelos e das unhas. O ideal é visitar seu dermatologista para entender os motivos da sua queda e receber o melhor tratamento. 😀

    1. Olá, Zeneide! Você pode encontrar Tacitá nas principais redes de farmácias do Brasil! Vale lembrar que Tacitá é um suplemento de uso adulto à base de vitaminas e minerais, não um medicamento. 😀

    1. Olá, Maria! Tudo bem? Tacitá é um suplemento vitamínico e mineral destinado a complementar a dieta. Ele pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento fisiológico dos fios em algumas condições de queda capilar relacionadas à falta de nutrientes, como o eflúvio telógeno, por exemplo. Além de ajudar no crescimento saudável dos cabelos, também auxilia na manutenção da saúde da pele e das unhas. O ideal é visitar seu dermatologista pra entender as causas da sua queda e receber o tratamento mais adequado. 😀

  1. Quando eu lavo meu cabelo, eu passo a mão massageando e sai muito cabelo em minhas mãos. Isso acontece todos os dias, quando passo creme suavelmente tambem sai bastante.Isso é normal?

    1. Oi, Brenna! Tudo bem? A queda faz parte do ciclo de vida do cabelo, e é normal cairem cerca de 30 a 50 fios por dia. Se você estiver com uma queda maior que isso por mais de 3 meses, o ideal é visitar seu dermatologista para entender melhor as causas e receber o melhor tratamento. 😀

    1. Olá, Keti! Tacitá é um suplemento à base de vitaminas e minerais, não um medicamento, de uso adulto. Mesmo assim, já que você está amamentando, recomendamos que um médico ou um nutricionista seja consultado antes de iniciar o uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *