Um sono de qualidade, melatonina e os benefícios para os seus cabelos.

Sono de qualidade

Um sono de qualidade, melatonina e os benefícios para os seus cabelos.1,3

 

Você já ouviu falar de melatonina? Apesar do nome soar meio estranho, a melatonina tem o outro nome mais simpático pra facilitar: ela é conhecida como “o hormônio do sono”. Produzida no nosso cérebro, a melatonina ajuda a regular os ciclos de sono e o metabolismo do nosso corpo.

Quando começa a escurecer, o organismo vai gradativamente produzindo quantidades do hormônio, até chegar no ponto de maior produção, que é quando estamos dormindo e, a partir daí, vai diminuindo até a hora de acordar.

Mas o que isso tem a ver com os cabelos?

Muitos estudos1,2 vêm mostrando que, além do sono, a melatonina influencia em várias outras coisas no funcionamento do nosso corpo. Uma das influenciadas pelo hormônio é a saúde da nossa pele e, é claro, dos cabelos.

Assim como o ciclo do sono, o ciclo dos cabelos faz parte de um grupo chamado de “ciclos circadianos”, ou seja, são ciclos que ajudam o corpo a organizar suas funções no dia a dia. Conforme o tempo vai passando, esses ciclos vão perdendo um pouco da sua “pontualidade” e se tornam um pouco menos regulados.

Estudos mostram que, se esses ciclos circadianos são desregulados, isso pode acabar afetando o crescimento dos cabelos, enquanto um estudo publicado em 2004 por Fischer e colaboradores, por sua vez, mostrou que a melatonina parece auxiliar em casos de alopecia. Quem diria que esses benefícios poderiam vir de um sono bem regulado, não é mesmo?3

Aqui no De Ponta a Ponta, a gente sempre procura te dar excelentes dicas para manter seus cabelos e unhas sempre bem cuidados. Conta pra gente se você já sabia da necessidade de um sono de qualidade e das funções da melatonina no corpo e se você curte as dicas que nós trazemos por aqui ou quais dúvidas você gostaria que a gente tirasse.

Para saber também sobre os mitos e verdade nos cuidados dos cabelos: https://depontaapontatacita.com.br/mitos-e-verdades/ nos cuidados dos cabelos.

Fontes

  1. Fischer TW, Slominski A, Tobin DJ, Paus R. Melatonin and the hair follicle. J Pineal Res. 2008;44(1):1-15.

  2. Rusanova I, Martínez-Ruiz L, Florido J, Rodríguez-Santana C, Guerra-Librero A, Acuña-Castroviejo D, Escames G. Protective effects of melatonin on the skin: future perspectives. Int J Mol Sci. 2019;20(19):4948.

  3. Fischer TW, Burmeister G, Schmidt HW, Elsner P. Melatonin increases anagen hair rate in women with androgenetic alopecia or diffuse alopecia: results of a pilot randomized controlled trial. Br J Dermatol. 2004;150(2):341-5.

 

Importante: este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico.

Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade devem consultar o médico ou nutricionista.

Consumir este produto conforme recomendação de ingestão diária constante na embalagem.

Produto dispensado de Registro conforme RDC Nº 27/2010.Não contém glúten.

Este produto não é um medicamento.

Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem.

Mantenha fora do alcance de crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *