Pode ser que você já teve um cabelo de dar inveja. Volumoso, cheio. Depois de um tempo as coisas mudaram, veio a vida, e você passou a não ter tanto tempo para cuidar dos cabelos. Hoje se vê com fios finos por toda a cabeça. Mas será que é isso mesmo e acabou? Não tem como recuperar a cabeleira?
É claro que nem todos os fios finos são ruins, eles podem até ser um charme quando mais próximos das extremidades, e são até mesmo estilizados no famoso “baby hair”, mas também podem ser preocupantes quando aparecem por toda a cabeça.
CADASTRE-SE
PARA RECEBER
NOVIDADES
Antes de tudo, é preciso separar os fios finos dos fios ralos, que definitivamente não são a mesma coisa. Fios finos são pouco encorpados e quebradiços, já os ralos, como o próprio nome diz, são aqueles mais espaçados, não tendo a ver com a grossura dos próprios fios.
Mas quais são as principais causas do cabelo fino?
- Diversas causas podem gerar o quadro de fios finos:
- queda excessiva de cabelos
- muita química nos fios
- excesso de secador/chapinha
- ou até mesmo causas genéticas.
- Mas a mais comum é a deficiência nutricional. Afinal, sem nutrientes suficientes, como os fios podem se fortalecer?
Fios finos demais influenciam ou não a queda?
Por mais que não sejam os principais causadores da queda, os fios finos têm uma estrutura bastante prejudicada e, por isso, acabam quebrando com maior facilidade, contribuindo para a queda excessiva.
O que fazer para fortalecer os fios finos demais?
Fique de olho na nutrição capilar, por dentro e por fora. Afinal de contas, sem os nutrientes faltam elementos essenciais para a construção e fortalecimento do fio.
Procure sempre manter a hidratação em dia, diminuir ao máximo o uso de secadores e chapinhas por tempo prolongado (a temperatura alta também é inimiga dos fios) e, se possível, evite a química por um tempo.
Dando aquele up na nutrição e seguindo nossas dicas, você vai deixar seu cabelo mais forte e saudável, do jeito que você merece.
E, não custa lembrar, se quiser ainda mais dicas para cuidar dos seus cabelos (e das unhas também) é só ficar de olho aqui no blog De Ponta a Ponta.
Pra começar, já separamos uma ótima matéria, com tudo que você precisa saber sobre os tipos diferentes de queda de cabelo. Sabia que não são todos iguais?