Pode ser que você já teve um cabelo de dar inveja. Volumoso, cheio. Depois de um tempo as coisas mudaram, veio a vida, e você passou a não ter tanto tempo para cuidar dos cabelos. Hoje se vê com fios finos por toda a cabeça. Mas será que é isso mesmo e acabou? Não tem como recuperar a cabeleira?
É claro que nem todos os fios finos são ruins, eles podem até ser um charme quando mais próximos das extremidades, e são até mesmo estilizados no famoso “baby hair”, mas também podem ser preocupantes quando aparecem por toda a cabeça.
Antes de tudo, é preciso separar os fios finos dos fios ralos, que definitivamente não são a mesma coisa. Fios finos são pouco encorpados e quebradiços, já os ralos, como o próprio nome diz, são aqueles mais espaçados, não tendo a ver com a grossura dos próprios fios.
Mas quais são as principais causas do cabelo fino?
- Diversas causas podem gerar o quadro de fios finos:
- queda excessiva de cabelos
- muita química nos fios
- excesso de secador/chapinha
- ou até mesmo causas genéticas.
- Mas a mais comum é a deficiência nutricional. Afinal, sem nutrientes suficientes, como os fios podem se fortalecer?
Fios finos demais influenciam ou não a queda?
Por mais que não sejam os principais causadores da queda, os fios finos têm uma estrutura bastante prejudicada e, por isso, acabam quebrando com maior facilidade, contribuindo para a queda excessiva.
O que fazer para fortalecer os fios finos demais?
Fique de olho na nutrição capilar, por dentro e por fora. Afinal de contas, sem os nutrientes faltam elementos essenciais para a construção e fortalecimento do fio.
Procure sempre manter a hidratação em dia, diminuir ao máximo o uso de secadores e chapinhas por tempo prolongado (a temperatura alta também é inimiga dos fios) e, se possível, evite a química por um tempo.
Dando aquele up na nutrição e seguindo nossas dicas, você vai deixar seu cabelo mais forte e saudável, do jeito que você merece.
E, não custa lembrar, se quiser ainda mais dicas para cuidar dos seus cabelos (e das unhas também) é só ficar de olho aqui no blog De Ponta a Ponta.
Pra começar, já separamos uma ótima matéria, com tudo que você precisa saber sobre os tipos diferentes de queda de cabelo. Sabia que não são todos iguais?
Gostaria de obter um produto ideal para me dia a dia para meus cabelos,pois estou quase careca, tenho ouvido a respeito de nutrição interna e externa,vou procurar um médico dermatologista.e queria também comprar um bom shampoo e condicionador.
Olá, José, tudo bem? Experimente Tacitá, nutre o organismo de dentro para fora, assim ajudando a proporcionar saúde e força aos fios e auxiliando no crescimento saudável dos cabelos e unhas 😉