Alopécia Androgenética. O nome pode até parecer meio alienígena, mas isso não é nada mais nada menos do que o termo técnico para a calvície, uma condição que causa queda de cabelos e atinge cerca de metade dos homens, em graus maiores ou menores, até os 50 anos. As causas principais são os hormônios masculinos e a hereditariedade que aceleram a queda definitiva pela atrofia dos bulbos capilares.
Para uns pode ser considerado charme, para outros um pesadelo. Mas o que você talvez não saiba é que nem toda queda de cabelo masculina é androgenética, e muitas vezes pode ser observada (e remediada) antes que se torne um problema maior ainda.
Nem toda queda de cabelo é sinal de calvície definitiva.
Acredite ou não, é capaz dos seus cabelos começarem a cair e isso não ter nada a ver com genética. Você já parou para analisar se tem cuidado direito dos seus fios?
Será que você usa muito boné? Talvez durma sempre com o cabelo molhado? Usa qualquer shampoo que tiver, sem se preocupar se ele é apropriado para seu tipo de cabelo? Você tem se estressado bastante com a sua rotina? Ou o ponto principal: você tem prestado atenção no que você come?
O que nutrição tem a ver com isso?
Para entender como a nutrição tem tudo a ver com queda de cabelos masculina e feminina, é preciso entender como funciona o ciclo do cabelo. Ele é muito bem estruturado, por isso, torna-se perfeitamente normal perder cerca de 150 fios por dia.
O que acontece quando a sua nutrição está desregulada é simples: o ciclo do cabelo não se completa no tempo certo e seus fios ficam retidos numa fase de latência por mais tempo. Isso diminui o crescimento dos fios e aumenta a queda numa quantidade maior do que deveria.
Uma alimentação saudável é imprescindível para ter fios de cabelo (e até mesmo de barba e bigode) muito mais fortes, mas a suplementação também entra como uma aliada de peso para te ajudar nisso. Tacitá, por exemplo, é um potente blend de ativos, vitaminas e minerais que nutrem seus cabelos com ação na ancoragem, estrutura, crescimento e queda dos fios.
Leia também Queda de cabelo: o que fazer antes e depois.