A não ser que você seja super ligada nesse tipo de assunto ou tenha acabado de sair da manicure, por exemplo, a questão de cuidar das unhas, geralmente, não é um pensamento super recorrente na cabeça de muita gente no dia a dia.
Isso não significa, é claro, que a gente pode simplesmente esquecer e deixar tudo como está, afinal de contas, cuidar das unhas é cuidar da saúde do nosso corpo. Por isso separamos algumas dicas para você começar a pensar melhor na saúde das suas unhas.
1 – Evite traumas e impactos nas unhas.
A unha é uma estrutura formada por diferentes camadas, com grande quantidade de queratina e com funções de auxílio na percepção tátil e proteção. Por mais rígidas que sejam, nossas unhas ainda apresentam certo grau de fragilidade, principalmente quando submetidas a impactos e traumas, o que pode ocorrer dano às estruturas da unha, comprometendo a sua integridade e suas funções.
Por isso, é importante estar sempre atento e procurar evitar ao máximo traumas e impactos frequentes, em especial os de grande intensidade, como batidas e compressões. Na digitação, por exemplo, se for impossível evitar as pequenas batidinhas frequentes, procure manter as unhas aparadas.
2 – Use luvas para lavar a louça ou fazer limpeza.
Nas pessoas que tem o hábito de manusear produtos de limpeza, produtos químicos ou até mesmo o contato prolongado com a água, por isso, o uso de luvas é indicado para proteger as unhas e a pele das mãos. Pode-se usar, além disso, uma luva de algodão por baixo e uma de borracha por cima, isso ajuda na proteção e a manter as unhas saudáveis.
3 – Mantenha cuidados frequentes com as unhas.
Manter as unhas aparadas é um hábito que ajuda a mantê-las saudáveis – é importante ressaltar que não se deve lixar a parte de cima da unha, pois pode deixá-las frágeis e finas.
A dica é manter um formato de unha arredondado nas mãos e quadrado nas dos pés, sendo que o tamanho das unhas das mãos deve ser avaliado conforme os tipos de atividades frequentes do dia a dia, como profissão e hobbies. Além disso, proteger as unhas de umidade excessiva, utilizar removedores de esmalte sem acetona e não retirar as cutículas ajudam a manter a saúde das unhas.
4 – Procure ter uma alimentação equilibrada.
Já falamos aqui sobre alimentos “amigos do cabelo”, mas os nutrientes presentes nesses alimentos também são importantes para a cuidar das unhas, afinal, proporcionam vitaminas e minerais que fortalecem e auxiliam no crescimento.
5 – Faça acompanhamento médico regularmente.
Mesmo com uma dieta equilibrada, nem sempre conseguimos manter os níveis adequados de todos os nutrientes, como vitaminas e minerais, que o nosso corpo precisa. Por isso, nesses casos, de acordo com a avaliação do seu médico, a suplementação pode ser necessária.
Com apenas um comprimido ao dia, Tacitá é um complexo de vitaminas e minerais que auxilia na nutrição do organismo, contribuindo, portanto, para o crescimento saudável de cabelos e unhas.
Referências
• SBD. Cuidados com as unhas [Internet]. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Dermatologia; [acessado ago 2021]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/unha/cuidados/cuidados-com-as-unhas/
• Reinecke JK, Hinshaw MA. Nail health in women. Int J Womens Dermatol. 2020; 6(2): 73-9.
• Bharathi RR, Bajantri B. Nail bed injuries and deformities of nail. Indian J Plast Surg. 2011 May;44(2):197-202.
• Cashman MW, Sloan SB. Nutrition and nail disease. Clin Dermatol. 2010; 28(4): 420-5.
• Iorizzo M, Pazzaglia M, M Piraccini B, Tullo S, Tosti A. Brittle nails. J Cosmet Dermatol. 2004;3(3):138–144.
• Schalka S, Bombarda PCP, Canale C. Composto nutracêutico no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas fracas. Surg Cosmet Dermatol. 2018;10(1):55-60.
• Tacitá. Informações de embalagem.
Adorei gostaria muito de comprar