Já faz alguns anos que os cuidados com o cabelo vêm ganhando novas tecnologias e atender a diversas necessidades e, com isso, ganha a atenção de quem procura cuidar melhor das madeixas.
Um dos processos que tem atraído o consumidor é a blindagem capilar, uma solução inovadora que promete proteger e restaurar os fios. Mas, afinal, o que é a blindagem capilar e para quê ela serve?
Exatamente para tirar essas dúvidas e explicar tudo bem explicadinho, a gente preparou essa matéria bem completa sobre a blindagem capilar e como ela funciona para quem procura uma solução para os cabelos danificados, ou para proteger os fios no futuro.
O que é a blindagem capilar?
A blindagem capilar é um tratamento bastante profundo e intensivo, que cria uma barreira protetora ao redor dos fios. Essa “blindagem” funciona como se fosse uma película, que envolve cada fio individualmente, selando as cutículas e protegendo de agressões externas, como o sol, poluição, calor extremo (como o de chapinhas, secador ou babyliss), de produtos químicos e até mesmo de água de piscina ou do mar.
Geralmente, nessa técnica, são usados produtos ricos em proteínas, aminoácidos e lipídios que vão penetrar na estrutura capilar para proteger e fortalecer os fios de fora pra dentro. “Blindando” o cabelo e ajudando a reter a hidratação natural, a blindagem capilar ajuda a manter a hidratação natural e manter os fios saudáveis, brilhantes e macios por bastante tempo.
Para que serve a blindagem capilar?
Essa proteção serve para garantir a saúde dos cabelos no futuro, assim como também pode ser utilizada para restaurar fios que já foram danificados. Mas vamos passar mais a fundo sobre cada um dos benefícios que vêm com esse tratamento:
Proteção contra os danos externos:
A função mais conhecida, e mais procurada, da blindagem capilar é a proteção contra os fatores externos. Esse é o caso dos raios ultravioleta, da poluição, do vento, da água do mar e do cloro de piscinas, que são agentes que podem deixar seus cabelos mais opacos, quebradiços e ressecados ao longo do tempo.
A blindagem cria uma barreira protetora que minimiza os danos desses agentes, e impedem que eles penetrem na fibra dos fios, ajudando a manter o cabelo saudável e resistente;
Recuperação dos fios danificados:
Existe aquele ditado que diz que não adianta chorar sobre o leite derramado, mas, no caso dos fios danificados, até que dá para se dar um jeito sim. Outro dos grandes benefícios da blindagem capilar é a capacidade de restaurar os fios de cabelo danificados.
Se seus cabelos sofreram nas mãos de processos químicos, como alisamentos, tinturas ou descolorações, o tratamento atua na regeneração da estrutura interna dos fios, dando mais resistência e flexibilidade para os seus fios. A blindagem ajuda a selar a cutícula dos fios, o que evita a perda ainda maior de nutrientes e mantém o cabelo hidratado por mais tempo, ajudando a ter uma recuperação mais eficiente;
Uma ajudinha contra o frizz:
Para quem sofre com os cabelos frizzados, temos uma boa notícia: a blindagem capilar também ajuda com isso. Selando as cutículas, o tratamento é uma mão na roda para impedir que a umidade do ambiente penetre nos fios, ajudando a impedir que eles fiquem volumosos demais, e com aquele frizz chato.
Com isso, os fios ficam mais tempo alinhados, macios e com aquele aspecto de cabelo mais saudável. Além disso, a blindagem pode dar aquele aspecto de um “liso temporário”, o que facilita bastante na hora de modelar o seu penteado;
Brilho e hidratação por ainda mais tempo:
Um dos efeitos mais nítidos da blindagem é o brilho intenso que ela deixa nos fios, já que a selagem das cutículas acaba criando um efeito que reflete mais a luz.
Além disso, o tratamento ajuda a manter a hidratação dos fios por mais tempo, que acaba deixando os cabelos mais macios e sedosos por mais tempo, sem falar na aparência mais saudável.
Como funciona a blindagem capilar?
O processo pode variar bastante de acordo com os produtos que são utilizados, mas, em geral, seguem algumas etapas comuns:
- Limpeza profunda:
Antes de iniciar a aplicação dos produtos, como na maioria dos casos de processos capilares, você precisa lavar muito bem os cabelos com shampoo de limpeza profunda, para remover qualquer resquício de produtos, além da oleosidade excessiva ou impurezas. É uma etapa fundamental para garantir que os nutrientes da blindagem possam atingir até as camadas mais internas dos fios;
- Aplicação do produto de blindagem:
Depois da lavar, aplique o produto que vai realizar a blindagem mecha por mecha, de maneira uniforme, para garantir que está atingindo todos os fios com o tratamento. A fórmula usada, geralmente, é rica em hidratantes como queratina, aminoácidos, colágeno e óleos vegetais para nutrir e fortalecer os fios;
- Selagem das cutículas:
Agora vem a etapa de proteção externa: a selagem das cutículas. Essa etapa é realizada com alguma fonte de calor, como chapinha ou secador. É essa parte do processo que garante a absorção máxima dos nutrientes, e faz com que os fios fiquem mais protegidos e hidratados por ainda mais tempo;
- Finalização:
Por fim, resta enxaguar o cabelo (dependendo dos produtos utilizados) e finalizar com algum leave-in ou óleo capilar, para prolongar os efeitos da blindagem e manter os fios protegidos.
Quem pode realizar o processo da blindagem capilar?
A blindagem capilar é um processo que pode ser indicado para todos os tipos de cabelo, mas pode ser ainda mais útil para quem tem algum tipo de química nos fios ou quem está sofrendo com fios danificados ou frisados. Quem usa alguma ferramenta de calor com frequência, por exemplo, como chapinha ou secador, também pode se beneficiar bastante de realizar a blindagem.
Claro que é importante lembrar que a frequência do tratamento vai depender de caso a caso, dos danos dos fios, e de quanto tempo o processo anterior vai durar, já que os efeitos podem durar por até quatro meses nos fios, dependendo de como for feito.
Qual é a diferença para a cauterização?
Muitas vezes, a blindagem capilar e a cauterização capilar são confundidas, afinal, são dois tratamentos que prometem recuperar e proteger os fios de cabelo, mas, embora sejam similares, eles têm algumas diferenças.
A cauterização foca, principalmente, na reconstrução dos fios, geralmente com uma força grande da queratina. Já a blindagem tem um efeito um pouco mais abrangente, com foco em proteger os fios. Em resumo: cauterização é para reconstrução e blindagem é para a proteção.
Cuidar dos fios vai muito além de tratamentos
Claro que esses tratamentos são opções muito boas para dar uma ajuda imediata aos fios, a blindagem capilar é ótima para proteger os fios, mas não custa lembrar que o melhor cuidado é aquele de dentro para fora.
Manter uma rotina saudável de exercícios moderados, uma alimentação balanceada, hidratação em dia e, para aquela forcinha extra, suplementação são os seus melhores amigos na hora de buscar o cabelo dos sonhos.
Incorporar essa “listinha” de tarefas, junto da blindagem capilar, pode ser uma excelente garantia de deixar os seus fios sempre protegidos, hidratados, e com aquele brilho incrível.