Mudanças hormonais temporárias, como na gravidez, também podem levar a queda de cabelo. Veja como resolver.

Mulher grávida com os cabelos ao vento, ilustrando mudanças causadas por hormônios durante a gravidez.

Desde pequenas ouvimos das nossas mães e amigas afirmarem como a gravidez é uma dádiva. Não há nada no mundo mais emocionante do que carregar uma nova vida dentro de você, as mulheres ficam lindas na gestação!

Vamos falar a verdade, não podemos omitir que muitas de nós até ganha um mimo a mais. Cuidado do parceiro, compreensão dos colegas. Sem falar em acesso especial em filas e transporte público.

Porém, mesmo com tudo isso, cada gravidez é única e as mudanças hormonais ocorrem durante esse processo. Uma das situações enfrentadas é a queda de cabelo. 

O que acontece no cabelo da mulher quando está na fase gestacional?

Antes de tudo, é necessário entender que o cabelo possui 3 fases. A primeira é a fase anágena (crescimento do cabelo), a segunda é a fase catágena (transição) e por último a fase talógena (repouso/queda).

As mudanças hormonais nesse período ficam uma loucura. Há grávidas que ficam com os cabelos mais volumosos e brilhantes devido ao aumento dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) produzidos pela placenta que dá um efeito maravilhoso no cabelo.

Porém, os hormônios estrogênio e progesterona diminuem quando nasce o bebê. Por isso, é normal notar a queda 3 meses depois do parto. A queda radical dos hormônios faz com que o cabelo se mova prematuramente da fase de crescimento para a fase de repouso, e por fim, queda. O cabelo costuma cair tanto que pode até desenvolver ansiedade nas novas mães. Esse já é um sintoma esperado durante o processo, contudo pode agravar a queda. 

A queda capilar não é comum na gestação, mas pode ocorrer. O cuidado com a queda deve ser tomado durante o período de amamentação e também se surgir outras doenças durante os 9 meses.

O que pode causar a queda de cabelo na gravidez e pós-parto?

  • Má nutrição;
  • Doença como diabetes gestacionais e infecções;
  • Alterações hormonais do pós-parto;
  • Alterações dos hormônios da tireoide;
  • Doenças de pele do couro cabeludo;
  • Causas reprodutivas, como a interrupção do uso de anticoncepcional.

Como se prevenir de uma queda de cabelo na gravidez?

Logo que perceber a queda, a primeira e melhor opção é consultar seu médico e questionar sobre suplementação de vitaminas e minerais na gravidez e amamentação, porque elas ajudam muito a fortificação do cabelo. 

Além das mudanças hormonais que ocasionam a queda no cabelo, é bom prestar atenção também nas modificações sensoriais que pode alterar dramaticamente o paladar e olfato, peso e retenção de líquidos, mudança nas mamas, aumento do volume de sangue etc. 

A gestação não pode ser as mil maravilhas que a maioria das pessoas falam. Ainda assim, com os devidos cuidados em alerta e com as pessoas certas ao seu lado, não há nada melhor em saber que, em alguns meses, uma nova criança virá ao mundo para ser rodeada de amor e carinho pela mulher que a carregou.

Importante: este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico. Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade devem consultar o médico ou nutricionista. Consumir este produto conforme recomendação de ingestão diária constante na embalagem.Produto dispensado de Registro conforme RDC Nº 27/2010.

Não contém glúten.

Este produto não é um medicamento.
Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem.
Mantenha fora do alcance de crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *